HOTSCOOL BLOG

Treinamento de pessoal: Guia completo e definitivo

Seus colaboradores são seu recurso mais valioso. Essas pessoas estão dedicando grande parte do seu tempo nas tarefas designadas. O treinamento de pessoal é uma forma poderosa de retribuição pelo excelente trabalho realizado e potencialização do desenvolvimento da equipe.


Neste guia nós vamos abordar as principais dúvidas sobre o assunto. Apesar do guia seguir de forma linear, o leitor tem a liberdade para retornar nos tópicos do seu maior interesse. Sempre que necessário: consulte o guia. Dessa forma, sugerimos que você mantenha essa página salva nos seus favoritos. Nossa equipe se esforça para manter as informações aqui atualizadas e condizentes com as principais práticas do mercado.


A estrutura deste artigo inicia-se sobre os fundamentos da palavra, define os responsáveis pela implementação do plano de treinamento e desenvolvimento de pessoas da empresa e, em seguida, abordamos os benefícios, os tipos e um passo a passo sobre como elaborar esse plano. Saímos da parte teórica falando sobre os métodos, as tecnologias e alguns dados importantes para sua tomada de decisão. Por fim, destacamos como a Hotscool te ajuda com cada um desses conceitos.

Introdução

Treinar seu pessoal é uma parte essencial da gestão empresarial. Quando falamos sobre desenvolvimento de equipe, é natural pensar em treinamentos, reuniões e palestras em geral. Neste guia nós citamos essas atividades, mas o conceito vai muito além disso.


Existe todo um planejamento para alcançar esse objetivo: um time forte e independente para tomada de decisões. O treinamento e desenvolvimento pessoal torna sua equipe mais produtiva, mais capacitada para exercer suas funções além de ser um grande diferencial em relação à concorrência.


Esse guia é uma fonte valiosa para futuras consultas. Retorne nos tópicos que tiver mais dúvida durante seu próprio processo de implantação do treinamento pessoal.

O que é treinamento e desenvolvimento pessoal?

Todo tipo de atividade na empresa com o objetivo de elevar o time e capacitar os funcionários para uma melhor execução das suas responsabilidades é uma forma de treinamento pessoal. As grandes corporações implementaram essa prática e hoje é adotada por todo tipo de empresa de qualquer porte e setor.


Normalmente, é de responsabilidade do departamento de recursos humanos da empresa a criação, implementação e manutenção do plano de treinamento e desenvolvimento pessoal.

A diferença entre treinamento e desenvolvimento pessoal

Normalmente quando falamos sobre os programas e iniciativas, os termos “treinamento e desenvolvimento” aparecem como uma única expressão. Mas na realidade são coisas separadas, distintas. 


O desenvolvimento pessoal é o progresso do programa, seu sucesso. Quando olhamos para o corpo da empresa e conseguimos identificar um aumento nas habilidades em geral, a autonomia e o progresso de carreira na criação de novos líderes, esse é o desenvolvimento em si. 


O treinamento pessoal é o meio pelo qual nós vamos atingir nossos objetivos. É comum o setor de recursos humanos elaborar um programa de treinamento para cada necessidade da empresa. Um plano bem elaborado promove o melhor treinamento para atingir o desenvolvimento individual de cada funcionário.


Pensando nas funções específicas dos termos, faz muito sentido utilizá-los juntos e uníssonos. Ambos se complementam e promovem uma estratégia concreta para melhorar a produtividade da equipe e levantar o moral de forma geral.


O papel do RH no treinamento e desenvolvimento de pessoas

Antes de iniciarmos este guia e falarmos da parte prática, é importante que fique claro o papel do setor de recursos humanos. As pessoas são o recurso mais importante de uma organização, já falamos sobre isso anteriormente. O papel deste setor é prover o melhor ambiente de trabalho para que cada pessoa possa executar suas responsabilidades de forma plena.


Algumas empresas, como a Google, criaram um setor de análise de pessoas e comportamentos com o principal objetivo de prover os indicadores necessários para entender como avaliar a felicidade de cada colaborador. Esse mesmo setor tornou-se responsável por medir o desenvolvimento de cada pessoa.


Não podemos confundir essa abordagem com desempenho de equipe. Isso é atribuído aos gerentes responsáveis pelos diferentes setores.


Ao realizar uma análise de cada setor e como eles podem potencializar seu desenvolvimento através de treinamentos regulares do seu pessoal, o setor de recursos humanos cumpre o papel de potencializar os demais setores.

Qual a necessidade do treinamento pessoal?

Existem quatro áreas fundamentais que o treinamento e desenvolvimento pessoal impactam e melhoram.


  1. A transmissão de informações entre os colaboradores. Uma das atividades mais executadas dentro das organizações é a comunicação interna. Se não for realizada de forma correta, efetiva, pode gerar grandes transtornos e impactar negativamente o progresso da equipe. Um treinamento focado em melhorar a comunicação traz mais fluidez nas tratativas internas e autonomia para cumprimento de responsabilidades. Se você considerar as gerações mais novas, como os millennials, a necessidade de se fazer ser entendido é fundamental para o desenvolvimento deles.


  1. O desenvolvimento de novas habilidades e otimização das já existentes é uma forma de ajudar a equipe a melhorar sua produtividade. Uma vez que você capacita seu time para realizar melhor suas tarefas, não há dúvidas quanto aos resultados de um time melhor preparado. O aumento na capacidade de realização das tarefas também reduz possíveis falhas durante o processo, seja qual o seu ramo de atividade.


  1. A modificação de atitudes, normalmente, saindo de comportamentos negativos para um ambiente de trabalho melhor. Tratando abertamente sobre o comportamento no local de trabalho você cria uma cultura empresarial capaz de levantar o moral do time. Sua equipe fica mais motivada e disposta a contribuir de forma positiva para o crescimento da empresa.


  1. O desenvolvimento de conceitos é a raiz de como as ideias são criadas. É papel da empresa posicionar para seus colaboradores a visão principal da mesma. Os funcionários, por sua vez, tomam esses conceitos para criar novas ideias alinhadas com os interesses e objetivos da empresa. A ausência desse viés nos treinamentos pode custar alguns milhares de reais investidos em “becos sem saída”.


Ao identificar qual abordagem melhor se encaixa no seu planejamento, você colhe os benefícios específicos de cada área. Profissionais mais experientes conseguem em um único treinamento tratar mais de uma necessidade.


Os principais tipos de treinamento e desenvolvimento pessoal

O treinamento e desenvolvimento pessoal são a forma de preparar pessoas para executar tarefas imediatas ou relativas a futuras posições. Os tipos de treinamento que mais se destacam são os que cumprem essa afirmação e elevam as pessoas. Essa visão também abre horizontes para que o colaborador entenda um pouco mais sobre os outros setores da empresa.


Os devidos tipos aplicados às necessidades corretas mudam as atitudes e comportamentos dos funcionários e constroem times mais preparados.


  • Liderança: A criação de novos líderes é fundamental para a saúde da empresa no longo prazo. Esse treinamento tem como objetivo desenvolver a capacidade de liderança daqueles que estão em posição de liderança ou querem se habilitar para tal. Ele é focado em estabelecer a capacidade de administrar pessoas e processos dentro da empresa. Seu maior objetivo é criar novos líderes. Impactando diretamente no clima organizacional da corporação.
  • Habilidades técnicas: Ao melhorar a capacidade dos funcionários de executar determinadas tarefas você cria um time competente. O treinamento é focado exclusivamente nas técnicas operacionais e em como executá-las.
  • Motivação: Pode parecer estranho um treinamento focado na motivação dos colaboradores, mas é o caminho mais rápido para levantar o moral do time. Ao elaborar um plano de ação que, de forma rotineira, levante a motivação da equipe, você cria um ambiente de alta performance.
  • Onboarding: Quando os novos colaboradores chegam eles precisam ser integrados no time existente. A melhor forma e mais eficiente é preparando um treinamento. Aqui o colaborador aprende os objetivos da empresa, suas responsabilidades e os demais colegas de equipe. Ao realizar uma boa sessão de inboard o funcionário está apto para ser inserido na sua equipe.
  • Soft skills: Uma área em ascensão é a necessidade de mais treinamentos voltados para as soft skills. São habilidades necessárias, mas antes consideradas atreladas à personalidade. Algumas delas são assiduidade, comprometimento, resolução de problemas e criatividade. É possível ensinar tais habilidades às pessoas e prepará-las para qualquer situação.
  • Gamificação: Uma técnica que vem ganhando espaço dentro das empresas é a gamificação. Através dela os usuários são sujeitos a um método de consumo de conteúdo seguido por recompensas ou punições semelhantes aos jogos. O método já apresentou resultados expressivos em grandes empresas do setor de tecnologia.


Essas foram algumas ideias para que você leve em consideração ao elaborar um planejamento estratégico de implementação do desenvolvimento de pessoal. Lembrando que o que determina o tipo que será utilizado é a necessidade do seu time. Se a necessidade e o devido treinamento estão alinhados, o objetivo é alcançado: uma melhora do time ou indivíduo.

Quais são as quatro etapas do processo de treinamento?

Ao longo do tempo, os pesquisadores do assunto encontraram uma forma de estruturar a elaboração do treinamento e desenvolvimento de pessoas para sua melhor abordagem. Essas conclusões se tornaram etapas a serem seguidas durante a construção do treinamento e desenvolvimento de pessoas.

Primeira etapa: Identificando as necessidades do time

A empresa possui seus objetivos. Esses objetivos são passados para a equipe que por sua vez realizam o melhor que podem para atingi-los. Algumas vezes, esse time encontra dificuldades, barreiras, capazes de invalidar seu trabalho ou conduzi-lo ao erro. A melhor forma de reduzir essas barreiras é encontrando sua causa. As necessidades do seu time são o ponto de partida para a criação de um bom treinamento.


Todo o conteúdo do treinamento ganha um sentido muito mais evidente para o colaborador, quando suas necessidades estão alinhadas com o objetivo da empresa sendo abordados em uma vídeo aula, artigo, e-mail e outros.

Segunda etapa: Curadoria de competência

Uma vez identificado os parâmetros fundamentais para a criação do treinamento e desenvolvimento pessoal de uma equipe, chegou a hora de realizar um levantamento das habilidades que precisam ser atingidas ou melhoradas.


Este é um excelente momento para realizar uma pesquisa junto à sua equipe para entender o que pode melhorar, navegar na internet em busca de boas práticas de mercado e consultar relatórios passados sobre a evolução do time. Com esses dados em mãos, você organiza suas ideias a fim de avançar para a próxima etapa.

Terceira etapa: Construção de conteúdo

Nessa etapa você precisa criar módulos rápidos para solucionar cada uma das necessidades levantadas e, de forma assíncrona, coordenar o aprendizado do colaborador. Em resumo, ele precisa ser capaz de encontrar sua dúvida em meio ao conteúdo e saná-la.


É um bom momento para ter uma plataforma de educação corporativa. Nela você coloca todo o material referente às dúvidas apresentadas e técnicas que precisam ser desenvolvidas. Libera os acessos de acordo com a construção realizada nas etapas anteriores.


Considere usar a Hotscool, todos os recursos da plataforma são pensados de acordo com suas necessidades.

Etapa final: Feedback

Ao término de cada curso realizado é possível avaliar e melhora do time em relação ao período anterior. Tenha indicadores claros para esse acompanhamento. Esse é o feedback que o plano recebe mediante sua execução.


Tão importante quanto entregar, é receber o feedback dos colaboradores sobre o curso que acabaram de assistir, o artigo que eles leram ou um questionário respondido. Seja qual for o meio escolhido, os funcionários podem fornecer sua avaliação a respeito do material apresentado.


5 métodos de treinamento e desenvolvimento pessoal

Até aqui, você recebeu muita informação sobre os conceitos e a elaboração do seu treinamento. Falando sobre a parte prática, separamos cinco métodos eficientes para aplicar seu treinamento. Mas antes, você precisa saber que o método é a forma como você aplica o conteúdo às necessidades do colaborador. Muitas vezes você precisa alternar entre métodos para potencializar o aprendizado. As pessoas aprendem de forma diferente.

Rotação

São estabelecidas funções claras e semelhantes ao ambiente de trabalho. Cada função é bem distinta da outra. Os colaboradores ocupam cada uma delas e trocam experiências entre si. O processo é repetido até que todos tenham passado por todas as funções. O resultado é a humanização do trabalho, gerando uma melhora na comunicação interna e o respeito por cada função e colaborador exercendo ela.

eLearning

Já é uma realidade nas organizações de maior porte a educação corporativa. Com a facilidade oferecida pelas plataformas de eLearning, tal como a Hotscool, ficou mais fácil para pequenas empresas incluírem no seu corpo administrativo a prática da educação contínua. Todo conteúdo fica em uma plataforma digital e o colaborador é incentivado a acessar este ambiente. Lá ele encontra uma ampla gama de informações sobre como solucionar seus problemas diários ou melhorar em determinada função.

Microlearning

É o caminho contrário aos longos workshops e aulas rotineiras. Todas as necessidades dos funcionários são divididas em pequenos módulos de 10 a 15 minutos. Esse conteúdo é simples e direto ao assunto. A apresentação pode ser em uma plataforma digital, por e-mail, artigo e outros.

Mentoria

A experiência em determinados assuntos pode facilitar a jornada de quem está iniciando. Tornou-se uma prática comum os programas de mentoria profissional. Os próprios funcionários mais experientes são incentivados a realizar duplas com novos colaboradores em potencial para exercer sua função. A maior inovação é um ambiente online para tal, possibilitando o mesmo mentor a atender diversos mentorados.

Sala de aula invertida

Quem não se lembra das tarefas de casa na escola? Ao inverter o processo, os colaboradores são incentivados a estudar determinado conteúdo e comparecer a um grupo de estudos para gerar debates sobre o assunto. É uma ótima oportunidade para esclarecer dúvidas.

O impacto da tecnologia no treinamento e desenvolvimento de pessoas

O mundo mudou. As tecnologias fazem parte do nosso dia a dia, apesar de alguns considerarem a tecnologia um mal para o século. Não podemos ignorar a facilidade que algumas inovações trouxeram para nossa vida. Da mesma forma que não podemos fazer vista grossa para as tecnologias no treinamento de pessoas.


Não utilizar uma plataforma de ensino digital, ou universidade corporativa, é ignorar essas inovações e perder os principais resultados de quem aceitou estar na vanguarda da tecnologia para a educação. A flexibilidade que as novas tecnologias proporcionam melhoram o engajamento dos colaboradores, facilitam seu aprendizado com estudos direcionados para suas funções e constroem um senso de carreira profissional dentro da empresa.


A diversidade de formas de apresentação do conteúdo online é outro fator interessante. Você pode utilizar recursos como vídeo, questionários, PDFs, incentivar a interação entre colaboradores e muito mais. Na Hotscool, por exemplo, todos esses recursos estão disponíveis em qualquer plano.


Todas as interações realizadas em uma plataforma online por parte dos funcionários ou alunos é rastreada. Isso permite um panorama claro do nível de engajamento dos colaboradores e o impacto no corpo empresarial. 

Algumas estatísticas sobre o treinamento e desenvolvimento de pessoas em 2021

Ao realizar uma busca para a criação deste guia, nós levamos em consideração algumas estatísticas importantes do setor de treinamento e desenvolvimento de pessoas ao redor do globo. Listamos algumas delas abaixo:

  • 60% Dizem que a política empresarial mais importante são treinamentos internos. (EduMe)
  • 93% dos empregados dizem que programas de treinamento bem planejados geram um engajamento melhor de sua parte. (Axonify)
  • 57% dos empregados preferem aprender conforme a necessidade. (EduMe)
  • 94% dos empregados não abondonariam seus cargos se a empresa investisse em educação corporativa. (LinkedIn Learning Report, 2020)
  • 57% dos especialistas em T&D vão investir mais no setor. (LinkedIn Learning Report, 2020)
  • 57% foi o aumento no orçamento para treinamentos online. (LinkedIn Learning Report, 2020)
  • 74% dos empregados querem refazer treinamentos para se manterem no cargo. (Lorman)
  • 57% foi o aumento no tempo gasto por colaboradores em treinamentos online em relação ao ano anterior. (LinkedIn Learning Report, 2020)
  • 68% dos empregados preferem aprender no trabalho. (FinanceOnline)
  • 54% dos funcionários passariam mais tempo aprendendo se recebessem recomendações de cursos. (LinkedIn Learning Report, 2020)
  • 58% dos funcionários gostam de aprender no seu próprio horário. (FinanceOnline)
  • 55% dos CEOs acreditam que desenvolver a próxima geração de líderes é um desafio enorme. (Apollo Technical)

Hotscool: A melhor plataforma de treinamento e desenvolvimento pessoal

A experiência do usuário ao utilizar uma plataforma é fundamental para seu aprendizado. A Hotshool se especializou no assunto e construiu a melhor experiência de treinamento e desenvolvimento para o seu time, parceiros e clientes.


Desde que o conceito de educação corporativa ganhou espaço dentro das empresas, nós vivenciamos um avanço tecnológico grande em relação ao assunto. Isso possibilitou a existência da Hotscool. Uma plataforma tecnológica e focada no desenvolvimento do colaborador.


A melhor forma de treinar seus colaboradores e aumentar a produtividade é fornecendo um conteúdo de alto valor focado nas suas necessidades. A fim de centralizar toda essa extensa diversidade de informações, a Hotscool proporcionou um ambiente capaz de integrar todo tipo de conteúdo.


Durante o processo de aprendizado nós pensamos em formas de engajar seu público e disseminar esse conhecimento. Afinal, conhecimento é poder. Você consegue atender mais funcionários e avaliar o progresso de cada um deles. Proporcionando uma escalabilidade da sua força de trabalho.


Pensando agora na sua experiência ao contratar uma plataforma, a Hotscool possui consultores especializados para tratar o seu caso e lhe acompanhar nessa jornada. Nossos consultores são treinados e preparados para extrair o máximo potencial da sua empresa ao criar um ambiente de educação corporativa.


A configuração da plataforma é ágil. Tão logo seus colaboradores possuem acesso ao conteúdo, você acompanha o progresso de cada um e os resultados nas suas ações de treinamento e desenvolvimento. Esse diferencial é essencial para quem é responsável pela implementação de um plano de treinamento e desenvolvimento pessoal. Todos os relatórios ficam a sua disposição para consulta ou apresentação de resultados.


Com este guia e nossa experiência, você possui a solução definitiva para começar, de forma eficaz, sua universidade corporativa e colocar todo o seu treinamento e desenvolvimento de pessoas nas mãos da sua equipe.


Conclusion

O treinamento e desenvolvimento pessoal é uma importante ferramenta para sua empresa demonstrar o quanto ela se importa com seus colaboradores. Como resultado você obtém uma melhora no desempenho do time. 


Existem muitas formas de começar e criar uma cultura de desenvolvimento em sua empresa, mas o mais importante é começar. As plataformas digitais, assim como a Hotscool, são uma poderosa aliada nessa etapa tão importante.


Author
Hotscool
Created in
10/2/2022 9:01
Updated
1/3/2022 11:30
Empower new talent with Hotscool today!
© 2021 Hotscool