HOTSCOOL BLOG

Elevando seu time com desenvolvimento de pessoas

Quando falamos sobre desenvolvimento de pessoas é natural pensar em palestras, reuniões ou treinamentos. Essas atividades são os meios formais para aplicar o conceito do desenvolvimento de pessoas. Qualquer atitude para elevar o moral do seu time e capacitar sua equipe é uma forma de desenvolvimento. 


O desenvolvimento é a aquisição de conhecimentos, habilidades ou o preparo das pessoas para novas direções ou responsabilidades.


Outras formas são através de mentoria, coaching, aprendizagem informal, aprendizagem autodirigida, palestras, reuniões ou mesmo uma conversa informal no corredor.


Quais os benefícios do desenvolvimento de pessoas?

O treinamento e desenvolvimento de pessoas preenchem lacunas no ambiente de trabalho referentes a falta de conhecimento ou confiança para executar suas responsabilidades cotidianas. Isso ajuda as organizações a se tornarem mais competitivas e independentes. 


A forma como as pessoas respondem ao desenvolvimento também é uma excelente ferramenta para identificar funcionários de alto desempenho. Esses treinamentos capacitam tais pessoas para avançar em cargos de maior responsabilidade e continuarem a realizar um excelente trabalho.


Evoluir se tornou constante em grandes corporações. Algumas encontraram no desenvolvimento constante de pessoas uma forma de serem mais inovadoras e ágeis. Isso impacta diretamente no seu faturamento.


Uma cultura de desenvolvimento de pessoas

Uma pesquisa realizada pela Clear Company revelou que 68% dos colaboradores acreditam que treinamento e desenvolvimento de pessoal é a política de maior importância para a empresa.


O ávido desejo da nova geração em ser melhor e evoluir no seu ambiente de trabalho faz com que a principal cultura da empresa seja de treinar e evoluir seus colaboradores de forma constante. 


A ideia de competitividade aumenta a frustração dos colaboradores. A cultura de desenvolvimento aumenta o engajamento das pessoas e seu sentimento de valorização no ambiente de trabalho.


Essa cultura é pensada principalmente pelo setor de recursos humanos. É comum ter um funcionário responsável por elaborar atividades que impactam diretamente no sucesso dos colaboradores através de uma cultura de desenvolvimento constante.


O aprendizado é fundamental para o bem-estar do colaborador. Ele é uma maneira inicial e ideal de começar uma cultura de desenvolvimento de pessoas.

O desenvolvimento de pessoas como ferramenta de retenção

O turnover de funcionários é uma constante preocupação. Por isso a importância da educação corporativa. Ela é uma ferramenta poderosa para reter talentos e capacitar novos funcionários.


Se você quer manter seus funcionários mais engajados, considere começar agora um programa de treinamento. Isso possibilita a criação de novas carreiras para os atuais colaboradores.


Duas formas fáceis de incentivar esse processo são:

  1. Criação de treinamentos online: Utilizando uma plataforma de treinamento online, como a Hotscool, você cria um ambiente digital para a evolução do colaborador e a possibilidade de criação de uma sólida carreira. O Relatório de Aprendizado no Local de Trabalho de 2018 do LinkedIn descobriu que 93% dos funcionários permaneceram em uma empresa por mais tempo por ela investir em suas carreiras. No mesmo relatório, 68% dos funcionários preferem aprender no seu ambiente de trabalho.
  2. Orçamento para treinamentos: Se você não deseja oferecer seus próprios treinamentos, forneça os recursos necessários para que o colaborador possa procurar por conta própria. Muitos funcionários já possuem essa atitude, um orçamento para potencializar essa predisposição é um passo importante para empresa.


Os “frutos” que as empresas colhem por implementarem a educação corporativa como ferramenta de retenção ainda no seu início são extraordinários. 


Seja criativo no desenvolvimento de pessoas

Ao pensar em maneiras de elevar seu time, seja criativo. As pessoas estão abertas a amarem seus ambientes de trabalho e elas vão te ajudar.


Não se limite apenas ao aprendizado. Ele é um bom começo, mas existem outras formas. Um ambiente de trabalho que tenha desafios e motivem as pessoas ao crescimento retém muito mais funcionários.


Em empresas de grande porte, o desenvolvimento de pessoas é baseado nas necessidades específicas de cada setor, equipe ou grupo de pessoas. Também é levado em consideração o tipo de habilidades que precisam ser desenvolvidas.


Aqui estão alguns exemplos dessas habilidades:

  • Desenvolvimento de habilidades técnicas
  • Desenvolvimento de soft skills
  • Treinamentos de compliance
  • Treinamentos de segurança
  • Treinamento de gestão
  • Criação de novos líderes
  • Onboarding


Essas foram algumas ideias. O seu ambiente de trabalho é uma excelente fonte de conhecimento para criação dessa jornada evolutiva.


A melhor forma de avaliar o desenvolvimento da equipe é incorporar indicadores que são impactados pelo nível de maturidade do funcionário em determinado assunto. Novamente, o setor de recursos humanos é seu principal aliado nesse processo.


Aqui na Hotscool nós nos preocupamos muito com o bem-estar da equipe e seu desenvolvimento. O que era visto como um custo, rapidamente se tornou um investimento. O treinamento de pessoal é parte do “DNA” da empresa.


Nossos consultores podem ajudar você nesse processo. Entre em contato conosco através dos nossos canais de atendimento e receba todas as informações necessárias para começar essa etapa importante do seu negócio.


Author
Hotscool
Created in
10/2/2022 8:33
Updated
24/2/2022 9:00
Empower new talent with Hotscool today!
© 2021 Hotscool