HOTSCOOL BLOG

How to make a successful webinar?

Webinar ou seminário online, nos últimos meses, com a chegada do covid-19, disseminou por todo o país. Afinal, qual o segredo para a realização de um webinar de sucesso?

Desde que o isolamento social começou, o número de webinars cresceu exponencialmente e a frequência têm sido diária em todos os setores.

Empresas dos mais diversos segmentos aderiram a esta ferramenta do marketing digital e transformaram sua forma de interação com o público.

Muito disso se dá a facilidade para a produção deste tipo de conteúdo, além disso, essa também é uma oportunidade de dar visibilidade aos profissionais com quem trabalha, gestores, líderes, CEO’s e até mesmo especialistas de outras áreas.

A execução de um webinar de sucesso depende exclusivamente de um bom planejamento. Com isso, e, com o tempo adequado para a sua execução, sem dúvidas o objetivo de sua exibição será alcançado.

Além disso, o conteúdo pode ser reaproveitado! Após sua transmissão ao vivo o conteúdo pode ser editado e transformado em um conteúdo rico para atração de novos leads, ou dependendo do assunto, uma forma de nutrição de sua atual base.

No entanto, se você ainda não possui a menor ideia do que se trata o conteúdo, aqui vai uma breve explicação.

O webinar é um conteúdo em vídeo, onde, profissionais com alto conhecimento sobre determinado tema realizam uma transmissão ao vivo, abordando questões relevantes para o público e sanando suas principais dúvidas ao final.

Em geral, plataformas como Youtube e Facebook são o principal canal de transmissão do conteúdo. Isso por conta da familiaridade dos usuários com as mesmas. Porém, existem outras opções no mercado também.

O material é produzido e transmitido visando sempre, determinado objetivo. Este, que deve definido no planejamento do seu seminário.

Com os conceitos básicos alinhados, é o momento de entender as vantagens em sua produção. Afinal, como sua empresa será beneficiada, não é mesmo?

Benefícios de produzir webinars

O webinar trata-se de uma estratégia de marketing para conduzir os leads em sua jornada de compra. Sendo mais específico, o material está diretamente ligado aos conceitos do marketing de conteúdo.

Sendo assim, seus benefícios e vantagens estão diretamente ligados aos indicadores de venda da sua empresa.

Afinal, com mais leads qualificados entrando em seu funil, maiores são as chances de conversão deste usuário em um cliente de fato.

Dentre os principais benefícios, podemos listar:

  • Atração de novos leads para seu funil de vendas;
  • Qualificação de leads com conteúdo mais específicos;
  • Demonstrações em vídeo do seu produto para potenciais clientes;
  • Manter um bom relacionamento com seus atuais clientes;
  • Atração de audiência e visibilidade para os seus canais online.

Com base em seus benefícios, fica fácil compreender o porque a estratégia têm sido amplamente aplicada.

No entanto, compreender as etapas do planejamento de um webinar é fundamental para garantir sua efetividade. Confira abaixo o passo a passo para criar um webinar de sucesso!

Objetivo

Se você decidiu criar o seu primeiro webinar, com certeza há um motivo ou intenção com isso, correto?

Seja para o lançamento do seu produto, aquisição de novos leads ou interação com a sua atual base. Conhecer o objetivo da produção do seu conteúdo é essencial.

Isso porque, esse objetivo deve ser o responsável por nortear toda a sua produção, nivelar o conteúdo e até mesmo avaliar posteriormente se obteve resultados positivos ou negativos.

Planejamento

Produzir um seminário online sem o mínimo de planejamento e antecedência pode colocar todo o seu objetivo em risco.

O ideal é que você comece a se planejar com pelo menos 3 semanas de antecedência. Isso porque, algumas definições precisam ser realizadas previamente, além disso, é necessário possuir tempo hábil para sua divulgação.

  • Definição do tema: a escolha do tema precisa estar alinhada ao seu objetivo, tenha em mente que o tema precisa ser atrativo e relevante o suficiente para a sua persona;
  • Escolha dos palestrantes: quem irá palestrar sobre o tema escolhido? Lembre-se de escolher pessoas com propriedade no tema e não apenas por conta dos cargos que ocupam;
  • Definir data e horário: analise o melhor dia e horário para a exibição do seu conteúdo. Pense em qual horário você teria maior audiência;
  • Produção dos materiais de divulgação: aproveite e realize uma previsão de quais os materiais serão essenciais para a sua divulgação, conte com uma equipe de designers para dar uma identidade ao projeto.

Divulgação

Chegou o momento de começar a divulgar sua transmissão ao vivo, o ideal é que com 2 semanas de antecedência você já tenha todos os materiais produzidos, são eles:

  • Landing page: crie uma página de inscrição para os interessados em assistir ao conteúdo. Essa página deve ser atrativa e abordar todos os diferenciais do evento. No formulário de inscrição, ao menos o campo e-mail deve ser obrigatório. Desta forma você conseguirá manter o contato com o lead mesmo após a transmissão;
  • Posts para as redes sociais: as redes sociais são uma ótima oportunidade para atrair os interessados no tema. Produza além de artes, pequenos vídeos com o próprio palestrante convidando para o evento;
  • E-mail marketing: enviar um convite para a sua base de leads pode ser de bom tom, afinal, com a segmentação adequada, sem dúvidas o conteúdo será relevante para uma parcela deles.

Preparação

Na semana do evento você deve direcionar seus esforços para que tudo aconteça conforme o planejado.

Certifique-se da presença dos palestrantes no horário e local agendado, além disso, realize um teste de câmera, luz e som, garantindo que tudo saia como o previsto no momento da transmissão.

Envie um e-mail aos inscritos com um lembrete da transmissão com uma semana de antecedência,

inclua também um link para inclusão na agenda pessoal dos usuários.

No dia agendado, envie um novo lembrete, desta vez, com o link para a transmissão ao vivo.

Escolha da plataforma de transmissão para o webinar

A escolha da plataforma de transmissão ao vivo é outro fator importante, leve em consideração fatores como:

  • Chat: a funcionalidade é essencial para a interação em tempo real com os espectadores, além disso, é por meio do chat que os usuários irão enviar perguntas ao palestrante;
  • Compartilhamento de tela: essa opção é muito útil para os palestrantes, afinal, isso faz com que os usuários consigam visualizar o conteúdo com maior facilidade;
  • Quadro interativo: ao fazer uso de um quadro interativo a palestra se torna mais dinâmica, apresentando novos elementos ao espectador.

O Next Webinar é uma ferramenta, criada exclusivamente para transmissões ao vivo e com todas as funcionalidades que você precisa. Se deseja conhecer mais sobre a ferramenta, entre em contato conosco!

Author
Hotscool
Created in
27/6/2021 16:16
Updated
26/7/2021 7:43
Empower new talent with Hotscool today!
© 2021 Hotscool