HOTSCOOL BLOG

Como a gamificação pode auxiliar o processo de aprendizado


A indústria dos games não para de crescer e, sozinha, já fatura mais que as indústrias do cinema e da música juntas. O resultado disso, obviamente, é uma mudança no hábito e percepção de consumo da população. Há poucos anos, se o seu produto ou serviço cumprissem a função a qual eles se propunham, isso já era o bastante para fidelizar seus consumidores. Hoje, é preciso entreter.

Mas nem só de entretenimento vive a indústria dos games. O processo de gamificação, por exemplo, tem ocupado cada vez mais espaço em produtos tecnológicos e, até mesmo, dentro do processo interno de grandes empresas. Outra ferramenta que tem sido potencializada pela gamificação são os meios de ensino, que têm visto uma taxa de aderência até 60% maior do que os meios tradicionais. Mas afinal, o que é gamificação?

Gamificação x games

Os games são, na verdade, estruturas bastante complexas. Além das narrativas dignas de  Hollywood atreladas aos jogos contemporâneos, nos fundamentos de um game também encontram-se ferramentas como gameplay, animação, responsividade, balanceamento, dificuldade progressiva, sistema de punição e recompensas, entre outros.


Gamificação é o ato de extrair esses elementos que, caracteristicamente, compõem os videogames (e os tornam divertidos) e aplicá-los às atividades do cotidiano como, por exemplo, estudar um novo idioma.


A principal diferença entre os games e o processo de gamificação é que os games existem com o único propósito de entreter, enquanto a gamificação busca gerar mais motivação e engajamento a tarefas não recreativas ou oferecer uma nova metodologia de aprendizado.

Gamificação na educação

Tornar o ensino mais aderente e divertido já é uma realidade em diversos lugares do mundo, até mesmo na alta educação em faculdades de medicina na China e o motivo é claro, a gamificação funciona.


Estudos mostram que a gamificação aumenta em até 89,45% o desempenho dos alunos e 67% dos estudantes dizem que a gamificação aumentou o interesse nas aulas.


A utilização da gamificação na educação oferece inúmeras vantagens tanto no processo de ensino quanto de aprendizagem. Especialmente no que se refere à superação do desinteresse dos discentes. Alguns dos pontos que podemos destacar são: maior interação social e maior taxa de participação; aulas mais dinâmicas; desenvolvimento da criatividade, autonomia e colaboração; promoção do diálogo e discussão de ideias; maior absorção e retenção do conteúdo; estímulo ao protagonismo e posicionamento de liderança na resolução de problemas; melhoria de resultados e desempenho; desenvolvimento de competências socioemocionais.

A melhor forma de alavancar o treinamento do seu time

Implementar a gamificação no processo de ensino e treinamento de colaboradores pode não ser uma tarefa simples, mas tem solução. Procure empresas especializadas no assunto.


Se você precisa de uma plataforma qualificada e de profissionais altamente capacitados para te ajudar a construir o processo de treinamento e capacitação profissional da sua equipe, conte com a Hotscool!


Nossos consultores podem ajudar você nesse processo. Entre em contato conosco através dos nossos canais de atendimento e receba todas as informações necessárias para começar essa etapa importante do seu negócio. Você não vai se arrepender de dar este passo!


Author
Hotscool
Created in
10/2/2022 7:55
Updated
17/2/2022 9:00
Empower new talent with Hotscool today!
© 2021 Hotscool